top of page

Produção de HQ's "indie" brasileiras.

  • Foto do escritor: Natalia Macedo
    Natalia Macedo
  • 9 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de jul. de 2020

Talvez você já tenha lido turma da mônica, ou outras histórias em quadrinhos brasileiras, bom, se você curtiu tanto esse estilo de leitura e tem interesse em saber mais sobre os criadores das obras, fique atento nesse texto!

Como funciona a produção de hq no Brasil?

No Brasil não existe uma produtora de histórias em quadrinhos, mas um estúdio, chamado "Chiaroscuro Studios" dirigido por Ivan Freitas A empresa possui diversos títulos e um enorme reconhecimento no país, o que parecia impossível em 2008, já que, praticamente, não se ouvia falar em “HQ’s” produzidos no Brasil.

"O mercado de hqs brasileiros melhorou em quantidade, qualidade e representatividade" segundo o quadrinista brasileiro Hiro kawahara.

As “HQ’s” se desenvolvem, principalmente, de maneira independente, estilo que tem aumentado bastante durante os anos e ajudado no crescimento de mais produções em quadrinhos. Segundo Hiro, um dos maiores responsáveis pelos novos estilos de história, foi o Maurício de Souza, por conta de sua "Grafic Novel", que consiste em ilustrações mais realistas, e histórias mais “cotidianas”, a partir disso surgem pioneiros para explorar o novo estilo de histórias em quadrinhos, como os quadrinistas, Danilo Beyruth em " Astronauta", Gustavo Duarte com " Chico Bento", entre outros…

Catarse

Assim como esses artistas, uma ferramenta nova, surgiu como catalisadora para o desenvolvimento das HQ’s independentes, o Catarse é uma plataforma de financiamento coletivo, ou, como é popularmente conhecido, “Crowdfunding”. Na plataforma, a pessoa, ou empresa, divulga a campanha do seu projeto, os usuários, que gostarem do seu projeto, doam dinheiro para a realização do mesmo, boa parte dessas doações são recompensadas com prêmios, brindes, acesso antecipado e etc.

De acordo com o ilustrador Hiro Kawahara o produtor de um quadrinho independente deve, não só saber ilustrar e roteirizar bem, como também, deve entender sobre os processos do catarse, “nunca se começa uma campanha no final de semana, pois as pessoas não costumam entrar na plataforma nesses dias”, ele também explica que “os 5 primeiros e últimos dias da campanha são sagrados, muitas campanhas chegam a arrecadar 50% de toda a meta nesses dias” e por fim ele reforça que é importante saber descrever seu projeto, ter organização, tanto financeira, quanto com o tempo e bom gosto.

Dica Para Iniciantes

Segundo o Hiro o primeiro passo para ter uma HQ própria produzida, é largar o lápis e a caneta e aprender a fazer planilha para aprender a organizar o dinheiro que entrar e o que deve sair. “Muitas pessoas nunca viram 20mil reais e acham que podem gastar com jogo passeios e acham que esse dinheiro vai voltar, mas não volta".

Informação Complementar

Pesquisa realizada com 12 pessoas, por Natalia Macedo
pesquisa quantitativa sobre HQ's

Quem é Hiro Kawahara

Hiro Kawahara é ilustrador e quadrinista brasileiro. Produtor das obras: Yowiya, O Bestiário Particular de Parzifal, Maravilhoso, entre outros, mas provavelmente você deve conhecê-lo pelas suas ilustrações nas lâminas informativas, que vem nas bandejas do Mc'Donalds.


Comentários


Não esqueça de se inscrever.

Assim você recebe a notificação assim que uma novidade for postada.

© 2018 by Natalia Macedo e Yohan Pacheco. Proudly created with Wix.com 

  • Instagram - Cinza Círculo
bottom of page